Pular para o conteúdo principal

Apresentação e discussão do filme: As três faces de Eva

O Um-todo-só e os Uns na cura das
Personalidades múltiplas
Palestra com Paul Kardous





Filme:           As três faces de Eva (The Three Faces of Eve, 1957)
Duração:      131 minutos'
Data:             26/11/2011 (Sábado)
Horário:       15:00 horas
Valor:           R$ 20,00
Local:           Av. Rebouças, 1516 - 6º andar
Contato:     
paulkardous@uol.com.br


Este filme é baseado num caso clínico intitulado “Personalidades Múltiplas” que foi apresentado no congresso da sociedade de psiquiatria na Georgia. O filme mostra a evolução do quadro, na idade adulta, desde as dores de cabeça, amnésias, melancolia e alucinações auditivas até as personalidades que se alternavam.  É um excelente estudo de caso clínico à medida que trás a luz dados precisos para a discussão entre psicose e histeria relacionando-os aos fatores traumáticos infantis.

Esta história torna-se ainda mais interessante se analisarmos a partir da lupa dos registros lacanianos o Real, o Simbólico, o Imaginário e o Nó Borromeano para destacarmos as consequências na direção da cura das diferenças dos Uns na teoria psicanalítica.

Sinopse:

Baseado em uma história verdadeira que chamou a atenção do público para a existência do Distúrbio de Personalidade Múltipla. Conta a história de Eva, uma dona de casa depressiva que possui três personalidades, uma delas completamente diferente de si : usa roupas sexy e provoca os homens à sua volta. Quando o seu marido resolve levá-la a um psicólogo logo fica evidente para ambos a existência de outros álteres dentro daquela pacata dona de casa.