Pular para o conteúdo principal

Curso Intensivo fim de semana e debate sobre o filme: Eu, mamãe e os meninos

Curso Intensivo aos Finais de Semana e
Filme opcional




 Este curso será ministrado  no último final de semana de cada mês até o final deste ano. A cada final de semana será abordado um tema diferente da obra de Freud e Lacan. Destina-se a um público que deseja e não tem a possibilidade de fazê-lo durante a semana.
Duas lições Básicas de Lacan


O curso se propõe a ensinar alguns conceitos básicos, que servem para começar a estudar a psicanálise a partir de Lacan para se aprofundar em Freud..., as lições irão abordar quais são os motivos da utilização da linguística, da lógica, da topologia, dos discursos e dos nós através dos seguintes fundamentos atualizados pelo final do ensino de Lacan sem com isso caducar todo trajeto que compõe cada uma dessas noções psicanalíticas :




1° aula (30/08 - Sábado) 
manhã 10:30 às 12 horas   
  • O inconsciente estruturado como uma linguagem
  • Significante/significado atualizados pelo final do ensino de Lacan

tarde 14 às 18 horas
  • Filme e debate (opcional): Eu, mamãe e os meninos
  • Tema debate: O Significante
  • Valor: R$ 25,00
Eu, mamãe e os meninos (Les Garçons et Guillaume, à table! - 2013)


Sinopse: Guillaume (Guillaume Gallienne) tem uma história de vida curiosa: quando era criança, sua mãe autoritária sempre pensou que ele fosse diferente dos irmãos, e decidiu criá-lo como uma garota. Anos depois, já adulto, ele relata a relação complicada que tinha com o pai, os maus-tratos dos colegas de escola e seus primeiros amores. Depois de várias confusões e histórias engraçadas, Guillaume decide fazer uma peça de teatro para contar como consegui finalmente fazer as pazes com a sua sexualidade.



Obs.: Os que se interessarem apenas pelo debate, o mesmo será aberto, como todos os encontros que acontece no último sábado de cada mês.

2° aula (31/08) Domingo 
manhã 10:30 às 12 horas
  • o outro e o Outro;
  • O grafo do desejo.

Valor do Curso Intensivo: R$ 280,00
Local: Av. Rebouças, 1516 - 6º andar
Informações:  paulkardous@uol.com.br